YouTube anuncia novas funcionalidades para tornar os vídeos mais acessíveis - MenosFios
Logotipo oficial do MenosFios

A plataforma Youtube anunciou novas funções de acessibilidade, dentre quais uma funcionalidade de legendagem automática de transmissões ao vivo em inglês, que agora deixa de estar limitada a canais com mais de 1.000 subscritores. Segundo ainda anúncio do Youtube, espera-se  que mais línguas sejam adicionadas nos próximos meses.

Línguas como português, holandês, francês, alemão, italiano, espanhol, russo, indonésio, japonês, coreano, vietnamita e turco são algumas das linguagens que serão adicionadas.

De referir ainda que entre essas novas funcionalidades de acessibilidade há também espaço para áudio descritivo. A funcionalidade, pensada para pessoas com dificuldades ou deficiências visuais começará a ser implementada ao longo dos próximos mesese, tal como explica a empresa, está atualmente a ser testada com um pequeno grupo de criadores de conteúdo.

MAIS: YouTube remove mais de 130 mil vídeos por desinformação sobre a Covid-19

Com essas medidas, o YouTube pretende tornar a sua plataforma mais acessível e enquadrando-se no objectivo de aumentar novas funcionalidades aos criadores de conteúdo da plataforma.

Foi sabido também que  YouTube pretende expandir o suporte à tradução de legendas automáticas na versão mobile da plataforma, tanto para os sistemas operativos Android como para iOS. Até ao final do ano, a empresa espera ainda dar aos utilizadores a possibilidade de pesquisarem por determinadas palavras ou frases na transcrição de vídeos na versão mobile do aplicativo.