Unitel já prepara infra-estruturas para o lançamento do serviço 5G no país - MenosFios
Logotipo oficial do MenosFios

 

A Unitel está a preparar, desde Setembro deste ano, a sua infra-estrutura para o lançamento do serviço 5G e melhorar na oferta dos seus produtos, de acordo com a nota oficial da empresa e que chegou a redacção do Menos Fios.

A tecnologia 5G é uma rede de internet móvel com maior velocidade, de  até 10 gigabytes por segundo, com latência (atraso) de 10 ms (milissegundos), para downloads e uploads, dando uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.

Ao apostar nessa tecnologia, a UNITEL quer usar o melhor espectro de rádio e permitir que mais aparelhos dos seus usuários têm acesso à internet móvel ao mesmo tempo, sendo que numa primeira fase estará mais disponível nos centros urbanos do país.

MAIS: A Huawei, A Unitel, Mobile Money e inclusão financeira

Segundo a operadora de telefonia móvel nacional, para atender à crescente demanda pelos seus serviços e alinhada com a estratégia de melhoria contínua de acesso ao sinal e progressiva qualidade dos serviços prestados ao cliente, está nesse momento a realizar um conjunto de acções em Luanda, Benguela e Cuanza  Sul.

De acordo com UNITEL, este trabalho, em particular para Luanda, poderá afectar temporariamente a operacionalidade de serviços de voz e de dados nas zonas e Viana, Kilamba Kiaxi e Talatona, onde nesta primeira fase do  projecto, que vai até o final do ano, as intervenções estão a ser feitas no período das 8h30 às 18 horas.

Continua a operadora, estão a ser instalados equipamentos rádio de última geração para aumentar a oferta de serviços 3G, 4G e 4.5G, que vão contemplar mais de 400 locais com antenas da operadora. A instalação das mesmas teve início em Luanda, estendendo-se até ao final do ano, sendo que em Benguela e Cuanza-Sul ocorrerá apenas em Dezembro.

Apesar dos constrangimentos sujeitos ao processo, trata-se de uma acção que vai permitir consolidar a extensão dos serviços e preparar a infra-estrutura básica para o 5G“,continua a nota.

A UNITEL declara já ter investido mais de 25 milhões de dólares, no âmbito da inovação tecnológica e da transformação digital neste projecto.