Somália tem os menores custos de dados móveis em África - MenosFios
Logotipo oficial do MenosFios

Somália tem os menores custos de dados móveis em África


por: Guilherme Massala29 de Julho de 2020

O sector das telecomunicações cresceu substancialmente na Somália nos últimos 10 anos. Com mais de 11 provedores diferentes agora presentes no mercado, os custos médios dos pacotes de 1 GB caíram para os níveis mais baixos em comparação com qualquer outro país de África ou do Oriente Médio.

Para um país há muito tempo afectado por guerras civis e distúrbios, as notícias oferecem uma visão rara da mudança da forma da comunidade empresarial na Somália. Um dos maiores provedores de telecomunicações da Somália, a Hormuud Telecoms anunciou que pretende atingir 100% da população da Somália com serviços financeiros de mobile money.

Nos centros urbanos da Somália, a penetração do dinheiro móvel agora é  superior a 80% . Mesmo na zona rural da Somália, a taxa de penetração do mobile money é de 55%. Um  relatório do Banco Mundial  publicado em 2018 constatou que quase três quartos da população deste país com 16 anos ou mais usa dinheiro móvel. Em comparação, com a Nigéria , a maior economia do continente, apenas 39,7% dos adultos tinham contas de mobile money em 2018.

Segundo Ahmed Muhamud Yuusu (CEO da Hormuud Telecoms), é uma conquista incrível que a Somália tenha um dos menores custos de dados para países da África. E é um testemunho dos grandes avanços que o país tomou para aumentar nossa infraestrutura digital, tornando-a facilmente acessível e acessível aos membros mais vulneráveis ​​de nossas comunidades.

Dois estudos diferentes abordados em um relatório recente  do Banco Mundial mostraram que, depois que os serviços de Internet mais rápidos começaram a se tornar amplamente disponíveis na África Subsaariana, a probabilidade de um indivíduo encontrar um emprego melhorou entre 7% e 13%. As estimativas também sugeriram que quanto mais rápido o interesse, maior a taxa de emprego para quem não concluiu o ensino fundamental.