Por que você deve evitar aplicativos desconhecidos - MenosFios
Logotipo oficial do MenosFios

Por que você deve evitar aplicativos desconhecidos


por: Daniel Geto6 de Outubro de 2021

Para os usuários do Android, instalar aplicativos da Google Play, e apenas do Google Play, é uma escolha inteligente. Com regras de segurança fortes, monitoramento de aplicativos oficiais, muitas análises de usuários e escrutínio de pesquisadores de segurança, a loja oficial do Android tende a ser um lugar seguro para o download de aplicativos. Mesmo quando o malware chega ao Google Play, é rapidamente identificado e removido.

Os proprietários de dispositivos Android, no entanto, também têm a opção de baixar e instalar aplicativos de fontes de terceiros. Mas a liberdade supera o perigo?

Por um lado, ter a capacidade de fazer compras fora da Google Play Store pode ser bastante útil; nem todos os aplicativos estão disponíveis lá. Por outro lado, essa liberdade vem com um risco maior de infecção, porque fora da loja oficial, os aplicativos perdem a supervisão de qualidade e segurança do Google.

Junto com o instalador de um programa – ou mesmo em vez dele – aplicativos perigosos podem entrar nos dispositivos dos usuários e roubar dados pessoais, dinheiro ou ambos.

       MAIS: Como gerenciar as notificações no Android

Aqui estão apenas alguns exemplos de tais ataques:

  • Uma loja de aplicativos alternativa popular foi infectada com um Trojan e começou a distribuir malware;

● Usar a permissão para instalar aplicativos desconhecidos, os criminosos distribuíram ransomware disfarçado como uma versão beta de um jogo chamado Cyberpunk 2077 ;

● Outros criminosos passaram o malware Loapi como um utilitário antivírus e um aplicativo de conteúdo adulto. O Trojan transformou smartphones em bots para ataques DDoS, fez com que eles explorassem criptomoedas ou simplesmente os inundasse com anúncios.

Os itens acima representam uma amostra do motivo pelo qual os novos telefones vêm com a instalação de software externo desabilitada. Para evitar ser vítima de esquemas que dependem deste tipo de download, não fique tentado a permitir a instalação de aplicativos desconhecidos e, se tiver feito isso, desligue-o imediatamente.

E se um programa de que você precisa não estiver disponível na loja oficial, mas você ainda precisar instalá-lo?

• Pesquise aplicativos semelhantes. Tente procurar alternativas na loja oficial. Talvez haja um aplicativo com funções que atendam às suas necessidades.

• Verifique o arquivo antes de instalar. Mesmo que você não consiga ficar sem uma fonte de terceiros, não se apresse em alterar as suas configurações. Primeiro, baixe o arquivo de instalação e, antes de iniciá-lo, analise com a sua solução antivírus mobile.

• Verifique as permissões. Considere a lista de permissões que o aplicativo solicita durante a instalação. Se um programa exige muito, tente encontrar algo semelhante com solicitações mais factíveis.

• Desative a instalação de aplicativos desconhecidos. Lembre-se de alterar as suas configurações novamente após a instalação. Não deixe o seu telefone exposto a malware!