Já visitou um datacenter? Com a plataforma da Microsoft agora é possível - MenosFios
Logotipo oficial do MenosFios

We Live in Cloud” é o nome do site desenvolvido pela Microsoft, e que permite qualquer pessoa explorar o mundo escondido dos datacenters, onde estão guardados os dados dos serviços online.

Ao navegar no site podemos encontrar salas com servidores, salas de rede, equipamento de manutenção e a possibilidade de até “passear” num espaço virtual imersivo onde se mostram os vários componentes de um centro de dados, com as infraestruturas e a manutenção necessárias para manter tudo em funcionamento.

O site da Microsoft “We live in the Cloud” dá uma perspetiva sobre a importância dos datacenters, passando informações sobre conceitos de cloud e os princípios da resiliência, bem como segurança e sustentabilidade, que são aprofundados com a ajuda de vídeos.

A cada dois anos criamos mais dados do que já foram criados em toda a história da humanidade e a preocupação com o desenvolvimento dos datacenters é também uma jornada de inovação, para conseguir utilizar os recursos de forma mais eficiente e sustentável, garantindo a proteção dos dados.

MAIS: 10 data centers em hiperescala serão construídos em África

Na visita virtual que é possível fazer, temos a oportunidade de conhecer as várias iniciativas da Microsoft nesta área e as certificações que a empresa já reúne para os serviços de Azure, que são os “blocos” de construção da sua oferta de Cloud.

A inovação do projeto Natick ou do DNA Storage, o desenvolvimento dos servidores blade e a forma como é gerida a energia e as comunicações, são algumas das áreas que vale a pena explorar para conhecer melhor este mundo que é cada vez mais essencial ao bom funcionamento dos serviços que usamos.