Investimento e financiamento de negócios das startups em debate na Conferência UNITEL IoT - MenosFios
Logotipo oficial do MenosFios

Com a superação de entraves burocráticos e taxações que inviabilizaram muitos negócios envolvendo Internet das Coisas (IoT), novos projetos começam a decolar e dar forte impulso aos diferentes segmentos de mercado, prometendo novas perspectivas de negócios em toda a cadeia de provedores de serviços, conectividade, equipamentos, softwares, integradores, consultorias, startups e empresas inovadoras que desenham novos modelos de negócios.

Proporcionar um dia de imersão no mundo do conhecimento sobre a Internet da Coisas (IoT) e analisar os mecanismos de investimento e financiamento de negócios e projectos disruptivos (Startups) foi também um dos outros assuntos abordados e debatidos durante a 3ª edição do UNITEL Go IoT & Investor’s, que se realizou de forma híbrida no dia de ontem(22), com organização da operadora de telefonia móvel.

A programação do evento incluiu uma apresentação especial sobre o Panorama Actual do IoT, de Bruno Bastos(UNITEL) e o Papel do 5G na Evolução do IoT, com a especialista Ana Francisco(Ericsson).

IoT e a Transformação Digital foi um dos outros assuntos abordados no evento, com leque de Maria Miguel Pinto(IBM), enquanto que a sessão da manhã terminou com um paínel sobre a Estratégia Nacional de IoT, tendo como convidados Darwin Costa(DE-CIX) e Marcos Santos(Microsoft), com moderação de Dizando Norton(Microsoft).

MAIS: Unitel gasta anualmente mais de 300 milhões de kwanzas na promoção de startups

A sessão da tarde contou com um grande painel de masterclass, destacando as intervenções do economista Teurio Marcelo(CEIC-UCAN) com o tema Panorama Macroeconómico de Angola, Milestones Startups em Angola pelo founder Erickson Mvezi(TUPUCA), Casos de Corporate Venture Capital com Renato Braz(Galp).

Destacar ainda a presença e intervenções no evento de Heitor Carvalho(Cinvestec), Pedro Bandeira(Core Angels International), Emerson Paim(Kubinga), Manuel Sebastião(Hemera Capital Partners), Jucelina Paquete(CMC Angola) e Raul Diniz(BODIVA).

O evento, com codinome de Conferência UNITEL IoT, foi lançada em 2020 e se dedica ao debate e reflexão sobre as tendências da Internet das Coisas (IoT) no mundo, em particular o continente africano, bem como no seu enquadramento no mercado de empreendedorismo nacional, como uma oportunidade de transformar a economia e a dinâmica social, sem esquecer, é claro, dos desafios da privacidade (dados pessoas), da segurança e da sustentabilidade ambiental.