INAAREES já permite homologação de diplomas sem sair de casa - MenosFios
Logotipo oficial do MenosFios

INAAREES já permite homologação de diplomas sem sair de casa


por: Guilherme Massala18 de Julho de 2020

 

O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) nos últimos anos recebia muitas reclamações nos trâmites usados para a homologação de diplomas do ensino superior, seja para estudantes que efectuaram os estudos dentro do território nacional, bem como os que o fizeram fora de Angola.

Com o objectivo de resolver este problema das enchentes e não só, a partir de agora, o INAAREES deixa de proceder ao atendimento presencial de utentes nas suas instalações, salvo nas situações decorrentes de agendamento prévio. O comunicado do INAAREES sublinha que as solicitações de homologação e de reconhecimento de estudos do ensino superior são feitas somente online,via Serviços Públicos Electrónicos do Governo (SEPE).

Para aceder aos serviços online da plataforma tecnológica, os solicitantes devem fazê-lo através do Portal SEPE (https://www.sepe.gov.ao) e seguir todas as instruções, designadamente efectuar a autenticação no Portal SEPE com o registo do e-mail e da senha, submeter para efectuar o login e escolher no “Menu” o serviço desejado e seguir em frente.

Segundo a informação posta a circular, os processos de homologação e reconhecimento de estudos que deram entrada no INAAREES, antes do dia 17 de Julho de 2020 serão, igualmente, tratados em sede da plataforma tecnológica, pelo que os titulares de tais processos devem aguardar pela notificação do INAAREES sem necessitar de se deslocar ou cumprir com qualquer procedimento adicional.

O INAAREES vai atender apenas de forma presencial os candidatos que agendarem previamente, por via telefónica, desde que o assunto se justifique, para pedir esclarecimento e apresentar dúvidas.

O novo sistema, lançado a 26 de Junho deste ano, permite que os diplomas de estudantes do ensino superior em Angola e não só, passem a ser homologados e reconhecidos entre 24 horas e 10 dias, pelo INAAREES.