Electronic Arts poderá mudar o nome da sua série de futebol denominada FIFA - MenosFios
Logotipo oficial do MenosFios

A Eletronics Arts está a estudar a ideia de mudar o nome da sua famosa série de jogo de futebol, denominada “FIFA”.

Embora que as notícias dão conta que nesse momento é só uma ideia em estudo pela companhia, mas a mudança do nome poderá estar ligada aos royalties que o organismo máximo do futebol(FIFA) recebe das vendas do mais popular videojogo.

Já não é uma novidade para os amantes dos videojogos que estão a acontecer algumas mudanças no mundo do futebol virtual. Primeiro foi a Konami, que mudou o nome do videojogo de PES para eFootball 2022, que segundo a empresa se deve a nova direção de negócio, bem como numa oferta free-to-play.

Agora é a Electronic Arts, que as notícias dão conta que está a considerar mudar o nome dos seus jogos FIFA, numa mudança que está a ser feita com o próprio organismo máximo do futebol mundial, FIFA.

MAIS: Assistir e-sports: quais os melhores eventos e torneios?

De informar que há mais de 25 anos que a EA Sports utiliza a sigla FIFA no nome dos seus títulos de futebol, mas é uma licençamuito dispendiosa para empresa, levando em conta os royalties que tem de pagar pelo uso do nome, excluindo tudo o resto: equipas, jogadores, competições, tudo oficial. Ainda assim, a EA não revelou os verdadeiros motivos desta revisão de nome, mas  aumentar a receita e diminuir as despesas pode estritamente a principal razão.

De acordo com a conceituada plataforma Bloomberg, em comunicado a EA refere que está a “explorar a ideia” de renomear a série de futebol, assim como o acordo com a FIFA. No entanto, refere que esta mudança é totalmente em separado às restantes parcerias oficiais e licenciamento, somando mais de 300 acordos individuais até ao presente.

Sobre a secção dos vídeosjogos, esse ano a principal novidade é a tecnologia HyperMotion nas versões PS5, Xbox Series X e Stadia, que pretende tornar as partidas de futebol mais autênticas e fluídas. Segundo a EA, a tecnologia foi utilizada para captar os 22 jogadores em simultâneo no campo de futebol, enquanto jogam futebol.

Anteriormente, os jogadores eram gravados em estúdio, de forma individual, simulando e fingindo jogadas. E com o HyperMotion, tanto o estádio como as partidas foram registadas em tempo real, utilizando algumas estrelas do futebol, de forma a trazer essa autenticidade para o campo virtual.