Consultório Menos Fios: 4 aplicações que podem ajudar-te no regresso às aulas - MenosFios
Logotipo oficial do MenosFios

O próximo ano académico do ensino superior em Angola está aí a portas, propriamente começa no dia 04 de Outubro próximo, e tendo isso em mente a equipa do Menos Fios traz agora 4 aplicativos que podem fazer a diferença no teu regresso às aulas.

Entre as aplicações que trouxemos nesta matéria, temos Apps que podem ajudar-te a manter todos os trabalhos da universidade organizados, sem esquecer ainda que há também espaço para “explicadores” de bolso, de matemática e programação.

Então, confira abaixo a nossa lista, que definitivamente pode ajudar-te no regresso às aulas.

01 Smart Study

Smart Study é aquele aplicativo em que todo e qualquer estudante pode criar horários de estudo que se adaptem melhor às suas necessidades, bem como planear as horas que pretende estudar ao longo de várias semanas e estabelecer metas específicas para cada dia.

Para os seus usuários, o Smart Study pode ser realmente uma “ajudante” de bolso, permitindo ao estudante gerir tudo de forma mais eficiente e manter o foco naquilo que mais importa.

Segundo os criadores da APP, a concepção do aplicativo foi baseado na própria experiência dos mesmos enquanto estudante, tendo como objetivo ajudar quem se sente assoberbado com o número de tarefas que precisam de ser realizadas e que nota uma falta de foco em relação aos seus objetivos.

A Smart Study está disponível tanto para Android, através da Play Store, como para iOS, na App Store. Além da sua versão gratuita, a aplicação dispõe de um modo Pro, com funcionalidades mais avançadas, que pode ser aderido por um pagamento mensal ou anual.

 

02 Microsoft Math Solver

O Microsoft Math Solver é um  aplicativo que usa inteligência artificial para reconhecer os problemas matemáticos e apresenta instruções de resolução passo a passo e até tutoriais online em vídeo. Basta apenas escrever os exercícios na tela ou então apontar a câmara do smartphone para os mesmos.

A base de resolver exercícios do MMS é muito extensiva, que engloba exercícios de aritmética, álgebra, trigonometria, cálculo ou estatística. Basta escrever a equação em questão ou então apontar a câmara para os exercícios e tirar uma foto. A IA da Microsoft Math Solver reconhece instantaneamente o problema em mãos e apresenta instruções de resolução passo a passo, e até em alguns casos tutoriais online em vídeo.

A explicadora de matemática da Microsoft é gratuita e está disponível para Android, na Play Store, e para iOS, na App Store. Se desejar pode também instalar a versão para desktop no website da Microsoft.

 

03 Mochi 

O mochi é aquele aplicativo que tem como objectivo ajudar os estudantes a lembrarem-se de tudo o que aprenderam nas aulas, através de um sistema que combina “flashcards” com uma técnica chamada repetição espaçada, que é totalmente inovador.

É sabido que todo estudante, mesmo com toda a preparação, as vezes com nervosismo, acaba por esquecer certas coisas na prova. O aplicativo Mochi vem parar ajudar os estudantes a lembrarem-se de tudo o que estudaram e tem um sistema que combina “flashcards” com uma técnica chamada repetição espaçada.

Como é que tudo funciona? Através do aplicativo Mochi é possível criar “flashcards” sobre as matérias que precisam de ser estudadas. Em vez de deixar tudo o que foi aprendido a ganhar pó na mente, a aplicação incentiva o utilizador a fazer revisões regulares. Ao rever um dos cartões criados, a app marca a próxima revisão automaticamente, tendo em conta se o utilizador conseguiu, ou não, lembrar-se do que foi aprendido.

Há também a possibilidade de ligar cartões entre si, criando uma rede de informação útil, assim como de importar apontamentos que já tem escritos e de incluir imagens, áudio ou vídeo nas notas geradas.

A Mochi está disponível tanto para Android, através da Play Store, como para iOS, na App Store. Fora do mundo mobile, pode também ser descarregada para o Windows ou ser usada no browser. Apesar de ser gratuita, a aplicação conta também com um modo Pro, que “desbloqueia” funcionalidades adicionais, mas com um pagamento mensal.

 

04 Socratic 

A Socratic foi desenvolvida com o objetivo de tirar dúvidas e ajudar nos trabalhos de casa dos estudantes, e para quem teve o prazer de o usar aplicativo atesta que ele leva a missão muito a sério e de forma muito “explicadinha”.

O conceito base continua o mesmo: explicar determinadas matérias, ajudando nas tarefas da escola.

Basta fazer uma pergunta ou colocar um problema, usando texto, voz ou imagem, e a Inteligência Artificial da Google promete fazer o serviço e dar-lhe a resposta certa.

Muito fácil e intuitiva de utilizar, a aplicação apresenta recursos online para explicar e ajudar a entender determinada parte da matéria ou responder a uma questão direta da melhor forma, por vezes com tutoriais passo a passo.

Álgebra, Geometria, Trigonometria, Biologia, Química, Física, História e Literatura são algumas das matérias em que a Socratic poderá ajudar.

A Socratic by Google é gratuita, sem compras in app, e está disponível para dispositivos Android e iOS.


Esse foi o Top 4 da equipa do Menos Fios nos aplicativos que podem ajudar-te no regresso as aulas. Agora, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do email criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.