Conheça as vantagens do Wi-Fi 6 - MenosFios
Logotipo oficial do MenosFios

Conheça as vantagens do Wi-Fi 6


por: Daniel Geto19 de Julho de 2020

WiFi 6 é a versão mais recente do WiFi e é baseado no padrão IEEE 802.11ax. Ele oferece várias vantagens em relação a tecnologia WiFi anterior, as quais mencionaremos a seguir. Ele vem acompanhado por uma nova convenção de nomenclatura, projetada para permitir que os usuários entendam mais facilmente o tipo de dispositivos que estão usando.

O objectivo é facilitar o entendimento geral dos usuários de WiFi sobre os recursos dos seus dispositivos e do software para assim fazerem escolhas mais informadas sobre actualizações e compras de equipamentos. Isso significa que o usuário começará a ver dispositivos que anunciam que possuem suporte para WiFi 6 em vez de 802.11ax. Certamente será mais fácil de lembrar.

TP-Link, fabricante líder de soluções de conectividade para empresas e consumo, dá a conhecer as vantagens da sexta geração da tecnologia Wi-Fi:

  • Velocidade: o 802.11ax melhora consideravelmente a velocidade. O Wi-Fi 5 permitia alcançar velocidades de 6,9 Gbps, mas com o Wi-Fi 6 consegue atingir-se 9,6 Gbps.
  • Alcance e cobertura: uma das vantagens mais importantes. O Wi-Fi 6 é capaz de chegar ainda mais longe. Com o Wi-Fi 6 é possível trabalhar em duas bandas de frequência, 2,4 GHz e 5 GHz, pelo que obtemos assim maior alcance e uma cobertura superior.
  • Eficiência: o Wi-Fi 6 expande a banda Wi-Fi de 80 MHz a 160 MHz. Graças á modulação 1024-QAM, e proporciona maior quantidade de informação (cada símbolo transporta 10 bits ao invés de 8 bits).
  • Gestão de muitos dispositivos: As tecnologias presentes no Wi-Fi 6 permitem um ganho na eficiência e na estabilidade dos dispositivos interligados quando a rede está congestionada.
  • Menor consumo energético: a tecnologia Target Wake Time (TWT) permite que os dispositivos façam a gestão da frequência com a qual estão ligados para envio e receção de dados, aumentam o tempo de repouso do equipamento. Assim, reduz-se o consumo e aumenta a vida de bateria dos equipamentos móveis e dispositivos IoT.