Celebra-se hoje Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação - MenosFios
Logotipo oficial do MenosFios

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação celebra-se anualmente 17 de maio. Esta data marca o aniversário da assinatura da 1.ª Convenção Internacional do Telégrafo, em Paris, a 17 de maio de 1865. O seu propósito corresponde à sensibilização dos benefícios e das oportunidades que a Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trazem para as sociedades e economias.

As TIC integram a Agenda 2030 da ONU, sublinhando-se a necessidade de ultrapassar o fosso digital existente entre os países desenvolvidos e os países em vias de desenvolvimento. Todos os anos as celebrações dão ênfase a um tema específico. O tema de 2021 é “Accelerating digital transformation in challenging times”.

O dia 17 de maio foi proclamado como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação através da Resolução 60/252 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, de 27 de março de 2006. Angola tem um histórico de mais de um século no subsector das Telecomunicações com a encomenda dos primeiros 50 telefones para uso público em 1885.

O minsitro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, avançou que é muito importante e estratégico o histórico que o nosso país tem nas Telecomunicações, porque as Telecomunicações surgem muito no contexto, ainda, dos correios, telégrafos… Desde aquela altura, o país sempre se preocupou com a comunicação.

As comunicações foram sempre consideradas como um recurso estratégico. Portanto, com a evolução dos tempos e, sobretudo no período da guerra civil, as comunicações foram sempre estratégicas. Por isso, o Estado sempre teve uma preocupação no investimento e na protecção das infra-estruturas das Telecomunicações. Com isso, podemos dizer que, durante o percurso histórico da evolução mundial das Telecomunicações, o nosso país também vem acompanhando esse desenvolvimento que o mundo tem registado, disse Manuel Homem, durante a entrevista concedida ao Jornal de Angola.

A propósito da data, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) reafirma a aposta na contínua melhoria da prestação dos serviços públicos e básicos de telefonia e acesso à internet, por serem fundamental no processo de modernização da governação.

Dados oficiais do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social indicam que Angola tem mais de 15 milhões de assinantes de telefonia móvel, 7 milhões de utilizadores de internet e mais de 2 milhões de utentes de televisão por assinatura.