BNA conta com sistema de mercado cambial em tempo real - MenosFios
Logotipo oficial do MenosFios

BNA conta com sistema de mercado cambial em tempo real


por: Guilherme Massala26 de Junho de 2020

Com o objectivo de trazer maior eficiência e transparência ao mercado de câmbio de Angola, o Banco Nacional de Angola (BNA) acaba de adoptar o sistema de comércio electrónico de câmbio (FXGO) da Bloomberg e seu sistema de leilão electrónico.

A solução fornece ao BNA visibilidade em tempo real da actividade do mercado, melhorando a supervisão do mercado cambial de Angola e permitem que o banco central faça gestão das suas operações de mercado com mais eficiência. De acordo com as instruções do BNA ao mercado, bancos e empresas comerciais em Angola começaram a negociar electronicamente spot FX sobre FXGO. A plataforma de negociação permite que as empresas coleccionem preços de vários bancos e ajuda a obter a taxa mais competitiva.

O sistema de leilão da Bloomberg fornece um ambiente seguro para o BNA realizar leilões de moeda electronicamente e para os participantes do mercado rastrearem e licitarem. Desde que o BNA o adoptou em Junho, aproximadamente 50 milhões de USD foram leiloados duas vezes por semana no sistema.

O FXGO e o sistema de leilão da Bloomberg estão totalmente integrados às ferramentas de dados, notícias, análises e comunicações disponíveis no terminal da Bloomberg. Mais de 40 países globalmente usam o sistema de leilão da Bloomberg para automatizar o processo de licitação electronicamente. O sistema fornece um ambiente seguro para emitir dívidas e executar operações de mercado aberto, incluindo intervenções de câmbio e leilões de recompra a partir de uma única plataforma.