BENGO: Escolas associadas a UNESCO pedem implementação das TIC’s na educação - MenosFios
Logotipo oficial do MenosFios
3º encontro nacional das escolas associadas à UNESCO / Créditos: Mário Francisco

Os participantes do 3º encontro nacional das escolas associadas a UNESCO em Caxito, Província do Bengo, recomendaram a implementação das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem, de modo a incluir para uma maior integração digital e propiciar melhores condições para inclusão digital.

Essa recomendação vem no evento de dois dias, realizada naquela província, cujo os participantes discutiram questões pertinentes ligadas a educação e a cultura, bem como tendo defendido a dinamização do processo de inserção das línguas nacionais no currículo escolar.

De referir que nesse mesmo encontro, os prelectores recomendaram a valorização da cultura na formação de professores, com vista ao fortalecimento dos valores e traços identitários da preservação da cultura nacional no processo de ensino e aprendizagem.

MAIS: UÍGE: Governador quer uso das TICs na promoção dos valores morais

Por fim, os participantes concluiram que a educação está estritamente interligada à cultura, razão pela qual compete a escola, a família, as igrejas, a comunidade e outras agências educativas incutirem o respeito pela pluralidade e pelas diferenças culturais, para que todos possam conviver juntos, independentemente dos valores, costumes e hábitos de cada povo.

Organizado pela Comissão Nacional de Angola para a UNESCO, o encontro abordou vários temas, que foram repartidos em três painéis como “a disposição legal do sistema de educação e ensino no fortalecimento da cultura nacional – desafios e perspectivas“, e as “Tecnologias de Informação e Comunicação Social e os órgãos de comunicação social como ferramentas de fortalecimento da cultura nacional“.

No final da cerimónia, o director do Gabinete provincial da Educação do Bengo, Manuel Fernando, afirmou que a educação é um fenómeno mundial que nenhuma sociedade sobrevive sem ela e que preserva a memória colectiva e cultural de um povo.

O 3º encontro nacional das escolas associadas à UNESCO decorreu sob o lema “A educação e a cultura em prol da formação integral do indivíduo”, onde deu para reflectir várias questões ligadas a educação e a cultura nacional.