Africell é oficialmente a 4ª operadora de telefonia móvel em Angola - MenosFios
Logotipo oficial do MenosFios

Há bastante tempo que se aguarda pela confirmação da quarta operadora de telecomunicações em Angola, tendo o primeiro concurso  para a escolha da 4ª operadora de telefonia móvel  anulado pelo actual Presidente da República, por de falta de transparência.

Créditos: Africell

Para tal fez-se abertura de um novo concurso, que a fase de candidaturas decorreu entre 30 de setembro de 2019 e 22 de Janeiro de 2020, na qual adquiriram peças do concurso três empresas (AfricellMTN da África do Sul e BAI Investimentos de Angola). A fase subsequente, de apresentação de proposta técnica e financeira da única candidata, decorreu no período de 02 de Março a 04 de maio de 2020.

Segundo o comunicado da comissão de avaliação, concluiu-se que a proposta da Africell respondeu de modo satisfatório às exigências das peças do procedimento, assim como aos interesses do Estado angolano, prevendo-se que trará benefícios transversais a todos os sectores económicos do país, bem como para a população de forma geral”, referiu o comunicado. A nota acrescentou que a proposta também “será factor relevante de projecção internacional e de contínua captação de relevantes investimentos estrangeiros directo para Angola”.

Após a conclusão da negociação e provimento dos termos finais estabelecidos será concedida à Africell a licença TGU (Titulo Global Unificado), para operar em território nacional e celebrará com o Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) o respectivo contrato de concessão.

A Africell está actualmente presente na República Democrática do Congo, Serra Leoa, Uganda e Gambia (onde lançou oficialmente as suas operações, em 2001).